-
Arquitetos: Fuller/Overby Architecture
- Área: 2500 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Paul Warchol
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da casa é concebido como um primeiro plano dividido em camadas que remete às formações montanhosas distantes espalhadas pela paisagem. Situado na cadeia montanhosa dos Apalaches, nos Estados Unidos, o terreno é longo e estreito, com uma inclinação marcante até o lago. Nesse sentido, dois muros de contenção cortam diagonalmente o terreno, formando um par de pátios escavados a partir da encosta íngreme. Um conjunto de oito volumes, cada um abrigando um componente do programa doméstico, é posicionado ao longo da espinha de retenção do pátio inferior, enquadrando o lago e as montanhas.
O andar principal da casa está incrustado na encosta com vistas voltadas para o lago - onde a luz do sul entra filtrada pelas janelas altas. Os espaços de estar escavados são cercados por terra em três lados, permitindo que a massa térmica substitua uma parte significativa da carga de aquecimento e resfriamento normalmente necessária. Janelas operáveis estrategicamente posicionadas para gerar fluxo de ar natural e um sistema mecânico de bomba de calor são acompanhados por vidros, elementos de isolamento e iluminação LED de alto desempenho para reduzir o uso de energia do cliente pela metade em comparação com sua residência anterior.
Projetada como a casa permanente para um casal aposentado, os espaços são dimensionados para serem íntimos, enquanto também proporcionam encontros ocasionais e celebrações maiores. Todos os usos cotidianos acontecem no pavimento inferior com um pátio central concebido como uma sala ao ar livre que divide o programa principal em duas alas. Ao leste do pátio estão localizadas as áreas sociais e a oeste está situada a suíte.
O corredor atua como espinha dorsal mecânica e estrutural ao longo do muro de contenção posterior conectando os espaços públicos e privados. As zonas públicas maiores irradiam para fora do pátio e gradualmente se dividem em nichos mais íntimos ao redor na periferia do volume os quais proporcionam momentos semiprivados dentro das áreas de estar abertas. Uma escada em balanço esculpida sobe até a entrada e os quartos de hóspedes acima, formando um vazio tridimensional contínuo coberto por uma claraboia.
Acima do solo, a casa surge como um aglomerado de pequenos volumes ao longo da encosta. Cada um é moldado para enquadrar as vistas da paisagem externa e amplificar os tons inconstantes da luz natural. As formas da cobertura direcionam a água para calhas internas que terminam em grandes elementos cônicos marcando as juntas entre cada volume.
O revestimento em madeira carbonizada reforça a aparência opaca dos volumes dispostos ao lado das árvores circundantes, enquanto o telhado de zinco dialoga com o verde acinzentado do lago. Nos limiares e pontos de entrada, inflexões côncavas alinhadas com a madeira em tons de âmbar são esculpidas nos volumes. À medida que o sol se move do lado diurno da casa para o lado noturno, sua aparência muda de um complexo de volumes texturizados para uma silhueta discreta na paisagem distante.